Castramóvel já realizou mais de 6 mil castrações de cães e gatos em Nova Iguaçu
A Prefeitura de Nova Iguaçu ultrapassou a marca de 6 mil animais castrados em um ano por meio do Castramóvel, iniciativa conjunta entre as secretarias municipais de Defesa e Proteção dos Animais (SEMDEPA) e de Saúde (SEMUS) que visa o controle populacional de cães e gatos. O atendimento da unidade móvel teve início em dezembro do ano passado e já passou por diversos bairros da cidade. Atualmente, o serviço está no bairro Santa Rita.
O Castramóvel permanece aproximadamente três semanas em cada bairro antes de seguir para outra região da cidade. O procedimento é realizado mediante agendamento prévio, e as castrações começam, geralmente, quatro ou cinco dias após a abertura das inscrições. Além de contribuir para o controle populacional, a iniciativa busca reduzir o abandono de animais e prevenir problemas de saúde.
“É importante respeitar o intervalo entre a vacinação antirrábica e a cirurgia. O animal deve aguardar 20 dias após receber a vacina para realizar a castração. O município mantém ações permanentes de vacinação contra a raiva, com campanhas mensais, postos de saúde e atendimento domiciliar para tutores que possuem mais de 20 ou 30 animais”, disse Marcelo Reis, secretário da SEMDEPA.
A importância da castração também é destacada por quem utiliza o serviço. A tutora Juliana Rodrigues Teixeira, de 23 anos, responsável pela gata Mel e por outros seis felinos, todos castrados, considera o procedimento fundamental para evitar doenças e gestações indesejadas.
“Castrar é importante para prevenir muitas doenças e evitar gravidez indesejada. É melhor prevenir”, afirmou Juliana, que conseguiu realizar o agendamento pela internet em menos de dois minutos.
Antes da cirurgia, todos os animais passam por uma avaliação veterinária. A médica veterinária Rafaela Machado explica que a triagem inclui pesagem, avaliação das mucosas, hidratação e verificação de possíveis secreções ou sinais de doenças. Nas fêmeas, também é investigada a possibilidade de gestação, enquanto nos machos é verificada a presença dos testículos na bolsa escrotal. Somente os animais considerados aptos são liberados para o procedimento.
Após a cirurgia, os animais recebem microchip e os tutores são orientados sobre os cuidados necessários durante a recuperação, com prescrição de antibiótico e anti-inflamatório, além do fornecimento de colar elizabetano (também conhecido como cone ou colar de proteção).
A veterinária também alerta para os riscos do uso de anticoncepcionais em animais, prática que não é recomendada. Segundo ela, a castração é a alternativa mais segura para prevenir gestações indesejadas e doenças como piometra (infecção uterina), hiperplasia mamária e câncer de mama.
Após encerrar o atendimento em Santa Rita, o Castramóvel será levado para Santa Eugênia. Os agendamentos para a próxima etapa começam no dia 23 de novembro, com inscrições presenciais no local. Já no dia 24, a partir das 10h, será possível realizar o cadastro pela internet. Ao todo, 780 vagas estarão disponíveis.
Nessas datas, os tutores devem comparecer apenas para fazer a inscrição, sem levar os animais. O dia de início das cirurgias será informado posteriormente, e os pets deverão ser levados somente na data agendada.
