Nova Iguaçu vacina mais de 4,5 mil pessoas contra a gripe no Dia D

Mais de 4,5 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe (influenza) em um único dia em Nova Iguaçu. O número foi registrado neste sábado (28), durante o Dia D da campanha nacional de imunização, que mobilizou unidades de saúde em toda a cidade. A maior procura foi registrada no Centro de Saúde Vasco Barcelos, referência em vacinação no município.

A campanha continua até o dia 30 de maio e a vacina está disponível em todas as 63 unidades de saúde da atenção primária, incluindo Clínicas da Família, UBS e salas de vacinação. Nesta primeira fase, a imunização é destinada aos grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e profissionais de saúde, entre outros públicos definidos pelo Ministério da Saúde.

O prefeito Dudu Reina e o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, estiveram no Centro de Saúde Vasco Barcelos, onde acompanharam a mobilização e conversaram com a população sobre a importância da vacinação. De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), foram aplicadas 4.505 doses ao longo do dia.

“A gripe pode parecer simples, mas pode evoluir para quadros graves, principalmente em idosos e crianças. Por isso, é fundamental que quem faz parte dos grupos prioritários procure uma unidade de saúde e se vacine. Estamos com nossas unidades abertas para garantir o acesso da população”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde também reforçou a importância da imunização neste período.

“Com a chegada do clima mais ameno, aumenta a circulação de vírus respiratórios e, consequentemente, os casos de gripe. Por isso, a vacinação é fundamental neste momento. A vacina é segura, eficaz e salva vidas”, destacou.

Entre o público que procurou a imunização está Gabriela Silva de Freitas, de 29 anos. Gestante de sete meses, ela reforçou a importância da vacina.

“Eu sempre tomei a vacina da gripe, e agora, grávida, é ainda mais importante. É uma forma de proteger meu filho e garantir que ele nasça com mais saúde”, contou.

Quem também aproveitou a oportunidade foi a aposentada Vera Lúcia Fonseca do Nascimento, de 78 anos. Acostumada a manter a vacinação em dia, ela não deixou passar a campanha.

“Todos os anos eu me vacino. Fico muito preocupada com a gripe, então é parte da minha rotina procurar a imunização e manter a caderneta em dia”, afirmou.

A lista com os horários, endereços e o público-alvo desta etapa da campanha está disponível em: https://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao/gripe/