Prefeitura de Nova Iguaçu oferece curso gratuito de cuidadora de idosos

Com o envelhecimento dos brasileiros em ritmo acelerado, devido ao aumento da expectativa de vida e a queda na taxa de natalidade, Nova Iguaçu decidiu ir além do debate proposto na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano. Desde setembro, a Secretaria da Mulher (SEMUNI) oferece um curso gratuito e exclusivo para mulheres que desejam se profissionalizar como cuidadoras de idosos, uma área que cresce proporcionalmente ao aumento da população com mais de 60 anos.

Dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 16,2% dos moradores de Nova Iguaçu já fazem parte da terceira idade. E esse número só tende a aumentar. Em 2070, o Brasil terá quase 40% de sua população formada por idosos. A transformação social já começa a impactar o mercado de trabalho, especialmente em funções que exigem acolhimento e atenção especializada, como a de cuidadora.

“A demanda por este profissional é cada vez maior, pois nossa sociedade está em processo de envelhecimento. Nosso curso dá a possibilidade da mulher ingressar, tanto no mercado formal de trabalho, sendo contratada efetivamente por um abrigo ou por uma residência terapêutica, quanto para ela trabalhar de forma autônoma como cuidadora na casa de um idoso ou em uma empresa de home care”, explica Doutora Roberta Teixeira, secretária da Mulher e vice-prefeita de Nova Iguaçu.

O curso é um dos vários promovidos gratuitamente pela Secretaria da Mulher de Nova Iguaçu (SEMUNI) para o público feminino. Tem carga horária de 220 horas e duração de seis meses. As alunas passam por aulas teóricas, realizadas na própria secretaria, e também práticas. A partir deste mês, elas farão estágio na Casa de Acolhida para a Terceira Idade Dourados Laranjais (CATI), equipamento gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que atende idosos em situação de vulnerabilidade social, abandono, vítimas de violência e sob medida protetiva.

Uma das alunas é Simone Menezes, moradora do bairro Ipiranga. Aos 58 anos, ela almeja iniciar uma nova carreira e deseja trocar o serviço de segurança privada, onde atua há dez anos, pelo serviço social, cuidando de idosos. Ela, inclusive, realizou a prova do ENEM e está na expectativa de ser aprovada para uma universidade.

“A experiência e os ensinamentos adquiridos foram fundamentais para a abordagem do tema na redação. O curso fornece conhecimentos sobre os cuidados necessários ao idoso, incluindo primeiros socorros, mas também enfatiza a importância da empatia, do carinho e do acolhimento”, conta.

Outra aluna do curso de cuidadora de idosos, Marcela Monalisa de Lima Santos, de 41, já atua na área. Com especialização em primeiros socorros, decidiu se matricular para adquirir ainda mais conhecimento e oferecer uma assistência mais qualificada aos pacientes. Monalisa também quer dar continuidade ao trabalho da mãe.

“Ela criou meus irmãos e eu trabalhando como cuidadora de idosos. Por isso, gosto tanto desta área. Tivemos uma parte teórica maravilhosa e agora a expectativa é grande para ter contato com os idosos e pôr em prática tudo o que aprendemos em sala de aula”, conta a aluna, moradora de Andrade Araújo.

Sobre o curso de cuidadora de idosos

O curso é realizado devido a uma parceria da Secretaria da Mulher de Nova Iguaçu com a Escola Técnica Avanço. As aulas são ministradas pelo enfermeiro Vinícius Marques e trazem uma abordagem abrangente da saúde do idoso, incluindo locomoção, aferição de sinais vitais e como lidar com pacientes com transtornos mentais. As alunas também são capacitadas para atuar nos primeiros socorros e saber como detectar os primeiros sinais de doenças comuns da idade, como hipertensão e diabetes, e até mesmo situações de emergência, como um acidente vascular cerebral (AVC).

Para a Doutora Roberta, esta e outras capacitações oferecidas pela SEMUNI ajudam a transformar vidas das mulheres iguaçuanas de diferentes perfis, proporcionando um recomeço com mais esperança e oportunidades. “Somente neste ano, nossa secretaria qualificou mais de 600 mulheres para o mercado de trabalho, ajudando-as a superar a depressão, a dependência financeira e emocional e também o desemprego”.

A Secretaria da Mulher de Nova Iguaçu fica na Rua Terezinha Pinto, nº 297, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.