‘Mês do Brincar’ leva diversão e alegria ao Jardim Pernambuco

O primeiro sábado de maio foi de muita diversão e alegria para centenas de crianças que passaram pelo Campo do Santa Lúcia, em Jardim Pernambuco. Este foi o primeiro bairro a receber o ‘Mês do Brincar’, evento organizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu que tem como objetivo promover entre os baixinhos diversas brincadeiras, estimulando a socialização e garantindo um direito fundamental de toda criança: brincar. Até o final do mês as atividades serão realizadas também no Km 32, em Corumbá, no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu e no Calçadão do Centro.

Nova Iguaçu foi a primeira cidade da Baixada Fluminense a implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância, em 2013. Segundo o vice-prefeito Carlos Ferreira, o Ferreirinha, o atual governo vem efetivando a lei e intensificando as ações em prol das crianças.

“O Dia do Brincar é celebrado em 28 de maio, mas nós decidimos promover o ‘Mês do Brincar’, com atividades durante todos os fins de semana de maio. As brincadeiras devem fazer parte da rotina das famílias, então queremos estimular a relação entre pais e filhos. A ideia de levar o Mês do Brincar para os bairros tem como objetivo despertar nas pessoas o sentimento de pertencimento ao bairro onde moram”, destaca Ferreirinha.

A cabeleireira Iasmin Soares dos Santos, 28 anos, aproveitou o sábado ensolarado para levar os filhos Carlos Emanoel, 11, e Rodrigo, 12, ao Campo do Santa Lúcia. Ela revela que ambos passam a maior parte do tempo dentro de casa e celebra eventos como o ‘Mês do Brincar’.

“Como mãe fico preocupada em deixar meus filhos na rua, sem saber onde estão e com quem andam. Então quando tem festas assim no bairro eles se divertem muito. Eles estão adorando estar aqui”, disse a mãe coruja enquanto Rodrigo se divertia no escorrega inflável e Carlos Emanoel escolhia uma pintura para o rosto. “Quero que pintem o Batman, meu super herói favorito”, pediu o menino.

Crianças ajudam a ‘limpar o salão de festas’

A edição deste sábado do ‘Mês do Brincar’ teve a participação da Subsecretaria dos Conselhos Municipais, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR). Esta última promoveu uma ação educativa que consistiu na limpeza do local onde foi realizado o evento.

Com sacolas plásticas nas mãos, crianças e adultos se uniram para recolher todo o lixo espalhado pelo chão. Duas das mais entusiasmadas eram a dona de casa Tânia Maria da Silva Soares, 52 anos, e Dulcineia Soares dos Santos, 9. Juntas, avó e neta não deixaram escapar um saquinho de pipoca sequer.

“Quando fazemos festas aqui no bairro, como por exemplo no Dia das Crianças, tem sempre um momento em que pegamos as sacolas e recolhemos o lixo. Nós estamos perto de um rio, e quando chove muito forte ele transborda e as ruas ficam alagadas. Então é importante conscientizar as crianças desde cedo para que elas não joguem lixo no chão, pois entope os bueiros e piora ainda mais a situação”, ensina Tânia Maria.

A próxima edição do ‘Mês do Brincar’ será no dia 11, na Praça do Km 32, a partir das 9h. A criançada vai poder se divertir com jogos, brinquedos infláveis, oficinas de pipas, de pintura de rosto, contação de histórias e recreação com brinquedos tradicionais.