Prefeitura faz ação educativa contra descarte irregular de lixo
“Aqui tinha muito lixo e ratos. Há dois anos limpei o terreno e comecei a plantar algumas mudas. Neste pedaço ninguém mais faz sujeira, mas por incrível que pareça já teve gente reclamando que eu estou aumentando o jardim e que não estou deixando espaço para descartarem lixo”. O relato é do vigilante Amarildo Neves da Cruz, 49 anos, morador da Rua Bernardino de Mello, no bairro da Luz, em Nova Iguaçu. Ele recebeu do secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), Fernando Cid, os parabéns pelo empenho em manter limpa a área onde mora.
Nesta quinta-feira (22), agentes da Guarda Ambiental e da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMSEG), além de representantes da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLURB), fizeram uma fiscalização de descarte irregular de lixo na Rua Bernardino de Mello. “Nosso objetivo não é punir, mas sim conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo. Para isso, temos funcionando nesta rua um Ecoponto pronto para receber não só materiais recicláveis, mas também entulhos”, explica Fernando Cid.
Dona de uma pensão no bairro da Luz há dois anos, Cláudia Ferreira Peixoto Santos vê diariamente descarte irregular de lixo na rua Bernardino de Mello. Ela revela que não são só os moradores que sujam o local. “Vem muito caminhão, carro de passeio e carroça também. Quando vem morador, eu peço para colocar no latão que eu deixo na porta da pensão, para o lixo não ficar espalhado na rua. Esse trabalho de fiscalização e conscientização é fundamental. Tem dias que o pessoal termina de limpar o terreno e em seguida vem gente sujar. Se cada um fizer sua parte, vai ser bom para todos”, ensina Cláudia.
O lixo comum deve ser descartado de acordo com o dia da coleta feita pela EMLURB. Morador do bairro da Luz há poucos meses, o aposentado Juarez de Oliveira foi flagrado despejando lixo às margens da linha férrea e recebeu uma cartilha da EMLURB sobre como proceder, além de ouvir orientações do secretário da SEMADETUR.
“Ele explicou que a prefeitura está limpando a área e que o caminhão da EMLURB passa regularmente. Estou levando de volta meu lixo para casa e vou trazê-lo amanhã (sexta-feira), quando passa a coleta”, disse Juarez, prometendo orientar a família e os vizinhos. “É gratificante e bom para nós. O bairro fica mais limpo e livre de insetos, ratos e outras coisas que podem nos prejudicar. Eu tenho filhos e netos e não quero isso para eles”, concluiu.



