Nova Iguaçu ganha primeira Residência Inclusiva para portadores de deficiência
Com déficit mental, Fernanda da Conceição Alves, de 27 anos, mal pode acreditar ao conhecer as instalações da nova casa. Ela é uma das dez pessoas que irão morar na primeira Residência Inclusiva de Nova Iguaçu, a terceira do Estado do Rio. O local, inaugurado nesta quarta-feira (28) abrigará pessoas portadoras de deficiência física ou mental e que não possuem condições de autossustentabilidade ou de ajuda familiar. Eles começam a morar no local a partir da próxima segunda-feira (5/03).
A Residência Inclusiva Serra de Madureira é um equipamento da Secretaria de Assistência Social e faz parte do Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limites. Conta com uma equipe multiprofissional que inclui cuidadores, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. O local, que funciona no bairro da Luz, foi totalmente reformado, ganhando espaços amplos e com acessibilidade. Ao todo, são dois quartos com ar condicionados, três banheiros, além de sala de TV, cozinha, lavanderia e área externa.
“Não é só oferecer acolhimento. É dar dignidade a estas pessoas que tanto precisam de um olhar com mais cuidado, carinho e atenção. O local foi projetado para que eles se sintam realmente em casa, com total conforto. É um grande avanço nas ações de política pública na Assistência Social”, afirma a secretária da pasta, Elaine Medeiros.
Ao conhecerem seus novos quartos, as primeiras moradoras ficaram emocionadas. Além de Fernanda da Conceição, as irmãs Daniele, Bianca e Claúdia Cortez, chegaram na casa e já foram escolhendo suas camas. Antes, elas moravam em um quarto improvisado em um abrigo de idosos, no bairro de Caioba.
“É tudo muito lindo. Estamos muito felizes com o quarto novo e essa casa linda”, disse Fernanda.