Austin ganha Unidade de Pronto Atendimento 24h

Moradores de Austin comemoraram a retomada do atendimento de emergência 24h na região, com a reabertura da Clínica da Família de Austin, que agora passa a ser Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Fechada em novembro de 2016, na gestão passada, por falta de insumos, medicamentos e salários atrasados, a unidade reabriu as portas na manhã desta segunda-feira (29). Com crise hipertensiva, Rosalvo Teixeira Dutra, de 54 anos, morador do Cacuia, que fica próximo a Austin, foi o primeiro. Ele conta que antes levava cerca de uma hora para chegar até o Hospital da Posse ou a Upa de Comendador.
“Comecei a passar mal hoje de manhã e por sorte, lembrei que iriam reabrir a unidade e vim logo. Minha preocupação era não conseguir chegar a tempo em algum hospital. Mas consegui chegar em 10 minutos e logo fui atendido. Foi bem rápido. Essa unidade fazia muita falta para nós moradores”, comemora.
Com capacidade para cerca de mil atendimentos por dia, a UPA de Austin conta com quatro consultórios, nas especialidades de clínica médica e pediatria, sala de medicação e hidratação, raio-x, duas salas de classificação de risco, ala pediátrica, farmácia, salas vermelha (para estabilização dos casos mais graves) e amarela (casos de menor gravidade), além de realizar exames laboratoriais,.
“Essa unidade era para ter sido reaberta no ano passado. Porém, precisávamos honrar as três folhas salariais deixadas em atrasos pela gestão passada. Era uma dívida R$ 150 milhões e que conseguimos pagar. Tivemos ainda que readequar a estrutura física da antiga Clínica da Família para que ela pudesse ser transformada em UPA e com isso, passar a receber recursos do Ministério da Saúde. A retomada do atendimento é fundamental para essa região e também auxilia na retaguarda do Hospital da Posse. A meta agora é reabrir a unidade do Km 32 e reformar a estrutura de Vila de Cava, que também vão precisar de readequações”, afirma o prefeito Rogerio Lisboa, que participou da reabertura junto com o secretário de saúde, Hildoberto Carneiro, e demais autoridades.
Por plantão, são três clínicos gerais e dois pediatras durante o dia, e dois profissionais de cada especialidade à noite. No total, são 11 técnicos de enfermagem e quatro enfermeiros, além de assistência social. O custo mensal da unidade é cerca de R$ 1 milhão, sendo financiados com verba do município e governo federal.
A UPA de Austin funciona 24h, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Está localizada na Avenida Beira Rio, nº11, Austin.