Nova Iguaçu inicia comemorações pelo Dia Internacional da Mulher
Pacientes da terceira idade atendidos na Policlínica Dom Walmor, em Nova Iguaçu, participaram na manhã desta terça-feira (7) de diversas atividades culturais promovidas pela equipe do Programa de Atenção à Saúde do Idoso, da secretaria municipal de Saúde, na Casa de Cultura Sylvio Monteiro, no Centro. As ações deram início às atividades promovidas pela prefeitura em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08/03). Com a campanha “Mulheres em Movimento”, Nova Iguaçu promoverá atividades gratuitas de cultura, lazer e saúde para as mulheres em vários pontos da cidade.
Além de teatro, dança e música apresentados por artistas do município, o coral da Terceira Idade da Dom Walmor, formado pelos próprios pacientes, fez uma apresentação na Casa de Cultura cantando o hino da cidade de Nova Iguaçu. Aos 106 anos, Marfisa Gomes, considerada a mulher mais idosa do município, também foi homenageada.
“A prevenção é a principal forma de combater doenças. Por isso, é preciso investir cada vez mais nas iniciativas públicas voltadas à saúde da mulher e também a dos idosos, com programas direcionados especificamente para este perfil”, garantiu o secretário de Saúde, Hildoberto Carneiro, que esteve presente ao evento junto com o subsecretario de Atenção Básica, Manoel Barreto, o coordenador do programa de Atenção à Saúde do Idoso, Silvio Macedo, o presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, Miguel Arcangelo Ribeiro, entre outros.
Nesta quarta-feira (8), das 9h às 14h, na Praça Rui Barbosa, no centro, estará sendo realizada uma grande ação envolvendo diversas secretarias, onde serão oferecidos, além de oficinas de artesanato e atividades culturais, serviços de saúde como testes de glicose, de tipagem sanguínea e de alergia, além de aferição de pressão arterial, aplicação de flúor e orientações sobre câncer de mama, colo de útero e planejamento familiar, entre outros serviços.
A prefeitura estará disponibilizando no local encaminhamento para realização de exames de mamografia nas clínicas conveniadas. Para isto, é preciso que a paciente apresente o pedido médico, documentos (CPF e identidade), comprovante de residência e que seja moradora de Nova Iguaçu. Nesta quarta acontece ainda um debate com o tema ‘Mulheres Iguaçuanas: Igualdade e Respeito”, na Casa de Cultura (Rua Getúlio Vargas 51, Centro), às 17h.