Nova Iguaçu ganha mega shopping

O prefeito Nelson Bornier participou ontem (28) da festa de inauguração do maior empreendimento comercial da Baixada Fluminense, o Shopping Nova Iguaçu. Com um investimento de R$ 400 milhões do grupo Ancar Ivanhoe, o novo shopping gerou, durante sua obra (que durou dois anos), 7.500 empregos diretos e indiretos para trabalhadores da cidade. Aberto ao público, pontualmente às 17h, conforme o previsto pelo grupo, o shopping passa a proporcionar novas vagas de trabalho para mais de duas mil pessoas da região, no momento em que o índice de desemprego no país chega a 8,5% em relação ao ano passado, segundo dados do IBGE. A expectativa é que pelo menos, um milhão de pessoas circulem mensalmente pelo novo shopping.
Ao lado da vice-prefeita, Dani Nicolasina; secretário de Governo, Thiago Portela; diretor-executivo da Câmara Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro; presidente da Ancra Ivanhoe, Marcelo Carvalho; superintendente, Julio Ferrer, Bornier não conteve a emoção na hora da abertura do shopping, quando uma multidão entrou e tomou conta dos corredores. “Emocionante acompanhar a felicidade das pessoas em contemplar algo bom e de qualidade para o nosso município”, disse enquanto recebia abraços dos visitantes. “Estou muito feliz. Sempre que ia à igreja, que fica aqui em frente, olhava a obra e não imaginava que ficaria assim, tão lindo”, disse a dona de casa Vera Falcão, 55 anos, ao abraçar o prefeito.
Um palco que permanecerá na praça de alimentação, serviu para a cerimônia de abertura do shopping. Visitantes, vereadores, todo secretariado municipal, autoridades e convidados vips assistiram os discursos. “Estamos olhando a cidade há cinco anos e a família Vignè nos deu a oportunidade de construir o Shopping Nova Iguaçu. Nossa ideia sempre foi de fazer algo diferenciado e há dois dias do aniversário da Baixada Fluminense (30 de abril) temos a satisfação de dar este presente para toda a região, mesmo enfrentando o atual momento de crise econômica”, declarou o presidente da Ancar Ivanhoe, Marcos Carvalho. Julio Ferrer, por sua vez, disse que o shopping passa a ser uma extensão de todo o iguaçuano e de cidades vizinhas, que não precisam mais sair da Baixada Fluminense para ter lazer e consumir.
“Há muito anos Nova Iguaçu não recebia um empreendimento como este. O grupo Ancar Ivanhoe acreditou no nosso potencial, constatou que a nossa cidade tem firmeza. Porque quem não acredita, vira as costas, não investe. O grupo viu que aqui a prefeitura não se preocupa só com buraco na rua não. Viu que investimos pesado em saúde e educação. Descobriu que reabrimos a maternidade Mariana Bulhões e que as crianças passaram a nascer aqui, que inauguramos 22 Clínicas da Família e 14 escolas com mais quatro de alto padrão, em fase final para serem inauguradas. Quero parabenizar todos que participaram desta obra, que fizeram acontecer”, disse Bornier ao entregar a certidão de habite-se definitiva à direção do shopping. “Eu acompanhei passo a passo desta obra e vi a coragem do grupo em fincar uma placa, determinando dia, mês, ano e horário da inauguração. Muita gente não acreditou, principalmente pelo momento de crise que o país passa. Mas o grupo foi determinado e assumiu o compromisso, inaugurando o shopping às 17h do dia 28 de abril de 2016. É de parceiros assim que precisamos. Imagino qual cidade não gostaria de receber um investimento deste porte”, finalizou.
O shopping está localizado na Estrada Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), 1.111, bairro da Luz, na mesma área de 45 mil metros quadrados, onde funcionou por quase 30 anos a Pedreira Vignè. Suas portas abriram para o público apresentando um novo conceito internacional multiuso, oferecendo no mesmo lugar, opções de compra e lazer. Há ainda projeções de incluir em sua área, prédio residencial, torres comerciais e hotel.
Dois elevadores panorâmicos com visão privilegiada da cidade chamam atenção dos consumidores dando acesso às 250 lojas (oito âncoras e 17 megalojas), praça de alimentação (com capacidade para receber 2.200 pessoas sentadas), cinco restaurantes, palco para shows e área para realização de festas infantis. Lojas como Renner, Riachuelo, Ri Happy, Mc Donalds, Ponto frio, Casas Bahia, já estão funcionando.
Duas das sete salas de cinema são vips e formam um complexo de entretenimento com capacidade total para receber cerca de duas mil pessoas em suas poltronas, com conforto e segurança. “Pesquisamos e descobrimos que a Baixada Fluminense ainda não tem sala de cinema com conceito Vip. Por isso, resolvemos disponibilizá-las”, disse o presidente da Ancar, Marcelo Carvalho. O fraldário do shopping é uma das novidades. Além do espaço para a troca de fraldas e da delicadeza da decoração, a mãe encontra uma sala confortável para amamentação e para banho do bebê com água morna.
O grupo Ancar Ivanhoe é lider do mercado com mais de 40 anos de atuação, está presente em todas as regiões do país e conta com 22 empreendimentos em seu portfólio. Além de ter como identidade o nome do município a direção do shopping optou em contratar pessoas moradoras de bairros do seu entorno para participar da campanha publicitária. Outra medida de compromisso com a cidade foi o cuidado com o impacto ambiental. Para isso, cerca de 8 mil árvores nativas em áreas próximas ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu e na Serra de Madureira. “As áreas escolhidas têm uma enorme relevância ambiental, com importantes rios que o cortam e principalmente por ser um local querido pela população em passeios e trilhas”, disse o superintendente, Julio Ferrer.
A Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham) está apresentando a exposição Nova Iguaçu, muito prazer, no segundo piso do shopping. Coordenada pelo biólogo e escritor, Vitor Loureiro, o evento concentra um acervo com mais de 100 fotografias, gráficos e mapas, que mostram a evolução da cidade, que poderá ser visitado até o dia 31.
Renner doa roupas e calçados à Secretaria
de Assistência Social de Nova Iguaçu
A secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Cristina Quaresma, recebeu, nesta quinta-feira (28-04), uma doação de 1.500 peças de roupas da loja Renner, inaugurada no Shopping Nova Iguaçu. As roupas serão distribuídas às instituições cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social.
Cristina Quaresma destacou que as roupas serão separadas categorias homem, mulher e crianças para depois ser feita a distribuição. “A Renner sempre que inaugura uma loja ela faz esse trabalho de doação que é muito importante para o município”, destacou a secretária, que recebeu um troféu simbolizando a doação das roupas e calçados.