Colégio Vila de Cava é ouro no sub-11 e 14 da natação dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu
O colégio Vila de Cava (CVC) foi o grande campeão da etapa de natação dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni), que reuniu cerca de 200 atletas no Centro Olímpico da cidade, disputando medalha nas cetegorias sub-11, 14 e 17 em provas de 25 metros costas, borboleta, peito e crawl, além do revezamento 4×25 metros.
O CVC faturou medalhas de ouro nas categorias sub-11 e sub-14, masculino e feminino. A Oficina de Ensino Sonho Meu conquistou o ouro no sub 17 masculino e feminino. O Colégio São Jorge ficou com medalhas de prata no sub-11 e sub-14 masculino e feminino, e o Faetec no sub-17. O bronze saiu para o Centro Educacional Senador Camará, no sub-11 e sub-17, e o Colégio Abreu, no sub-14.
Até esta terça-feira, os destaques da competição estavam devidos entre os colégios Antônio da Silva e São Jorge (estadual), Amazor Vieira Borges (municipal) e CVC e Centro Educacional Senador Camará (particular).
A competição, iniciada em outubro, envolve mais de 2 mil alunos de 60 colégios da rede pública e particular de ensino de Nova Iguaçu. Os jogos estão sendo disputados, até o final deste mês, nas modalidades de atletismo, basquete, vôlei, futsal, handebol, natação, judô, xadrez, tênis de mesa e basquete de rua nas categorias sub 11, 14 e 17.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, a natação é muito importante para os jovens por ser um dos esportes mais completos. “É também um competição que costuma definir os jogos no cômputo geral das escolas, tendo peso fundamental na classificação dos jogos”, explicou.
Ainda na avaliação do secretário, mais importante do que promover a competição é aliar os jogos à formação do aluno e do atleta. “As finais estão dando casa cheia, mostrando que o nosso investimento nos jogos, em parceria com o Sesc, não tem sido em vão. Ao contrário, vem evidenciar a força e a vocação dos jogos para o esporte”, concluiu.