Nova Iguaçu ganha mais uma Residência Terapêutica
Os novos moradores da sexta residência terapêutica de Nova Iguaçu começaram a chegar nesta segunda-feira (28). A casa ampla e confortável no bairro de Jardim Esplanada, há 10 minutos do Centro, é o novo lar de 10 homens e mulheres que sofrem de transtornos psiquiátricos e há anos estavam internados em hospitais . O Serviço de Residência Terapêutica (SRT) é uma criação do Ministério da Saúde com o objetivo de reintegrar ex-pacientes de sanatórios à sociedade.
Na nova casa, os moradores serão acompanhados por oitos cuidadores, que se revezarão ao longo do dia e da noite. Além da medicação, os profissionais vão supervisionar as atividades garantindo a segurança dos homens e mulheres que vivem na casa. Apesar da presença dos cuidadores, os antigos pacientes, terão uma vida normal, com tarefas, lazer, bate papo. Cada um deles, por exemplo, será responsável por cuidar de seus objetos pessoais, da arrumação das camas, da louça.
“A residência terapêutica é o lar dessas pessoas que ficaram internadas durante anos e perderam os vínculos familiares, por isso, o ambiente precisa ser acolhedor e não lembrar em nada o confinamento em que eles viveram”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Dra. Márcia Ribeiro, que participou da abertura da casa.
Para o secretário municipal de Saúde, as RTs garantem dignidade a pessoas que já sofreram muito em consequência do abandono e do preconceito. “O prefeito Nelson Bornier tem um carinho especial pela Saúde Mental e exige que os moradores sejam acomodados em casas confortáveis, amplas e arejadas. Felizmente nessa gestão conseguimos abrir duas residências e teremos mais uma até o fim do ano. Outra conquista é a inauguração do Centro de Atendimento Psicossocial Infantil para tratar crianças e adolescentes de nossa cidade”, comemorou.
A Residência Terapêutica de Jardim Esplanada é a segunda unidade inaugurada pela atual gestão. A primeira foi a do bairro Rancho Novo. Além destas, Nova Iguaçu conta com outras quatro RTs, sendo três em Tinguá e uma no Monte Líbano. A próxima unidade a ser entregue é do bairro da Posse.