Logo da Casa da Inovação, prefeitura e da marca InovaIguaçu

CASA DA INOVAÇÃO RECEBE O NOME DE RICARDO BOECHAT

Após um ano da morte do jornalista, homenagem é realizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu

No dia 11 de fevereiro de 2020, um ano após o acidente de helicóptero que causou a morte do brilhante jornalista Ricardo Boechat, a Casa da Inovação – Unidade Centro, durante uma cerimônia de relançamento passou a ser chamada Casa da Inovação Ricardo Boechat em homenagem ao jornalista.

O evento contou com a cobertura da Band e também a participação de dois jornalistas que trabalharam diretamente com Boechat: Carlos Briggs e Marcos Lacerda. Além do prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Castellar , e o reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ricardo Louro Berbara.

“Hoje faz um ano que perdemos esse grande comunicador. Ele deixou um legado na forma como o jornalismo é conduzido, falando em nome da população e sempre buscando trazer novidades em suas pautas. Nada mais justo do que a Casa da Inovação, que vem oferecendo à população acesso ao mundo digital de forma inovadora, tenha seu nome". (Rogerio Lisboa, prefeito de Nova Iguaçu)

“A Casa mais simbólica, a primeira da cidade de Nova Iguaçu, leva hoje o nome de Ricardo Boechat em homenagem a esse grande brasileiro que sempre disse que não se faz um Brasil com covardes, não se faz um Brasil com medo”. (Alex Castellar, secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Iguaçu)

Eleito o jornalista mais admirado numa pesquisa realizada em 2014 que listou cem profissionais do setor, Ricardo Boechat foi o conhecido apresentador do Jornal da Band e da Rádio BandNews FM. Ao longo de seus quase 50 anos de carreira, ganhou três vezes o Prêmio Esso e 18 vezes o Prêmio Comunique-se.

A primeira unidade a receber um nome foi a Casa situada no bairro de Dona Neli, que passou a ser chamada Casa da Inovação – Marcelo Yuka, em homenagem ao músico e ativista político. Marcelo Yuka foi um dos fundadores da banda O Rappa e notabilizou-se ao compor letras carregadas de intenso teor social e crítico.

A CASA DA INOVAÇÃO

A Casa da Inovação é um centro de formação de habilidades digitais que visa combater as desigualdades tecnológicas oferecendo cursos gratuitos de tecnologia a estudantes, adultos e à terceira idade de Nova Iguaçu.

Resultado de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, através da SEMACTI - Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência Tecnologia e Inovação, com a UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro , oferece atualmente sete cursos: Criação de Aplicativos, Programação em Games, Introdução à Robótica, Youtuber, Inclusão Digital 30+, Inclusão Digital 60+ e Marketing Digital para Artesãos.

Em setembro de 2018, inaugurou a primeira unidade no Centro de Nova Iguaçu e hoje já conta com mais sete: Morro Agudo, Moquetá, Dona Neli, Valverde, Nova Era, Jd. Paraíso e Tinguá.

Nova Iguaçu tem como meta entrar no ranking das cidades mais inovadoras do país . Para isso, vem desenvolvendo iniciativas voltadas à inovação. Em 2018, venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Inovação e Sustentabilidade.

Na Mídia

O GLOBO, 11/2/2020. Casa da Inovação Ricardo Boechat em Nova Iguaçu é inaugurada após 1 ano de morte: https://glo.bo/31PT9P2

BANDNEWS FM, 11/2/2020. Casa de inovação de Nova Iguaçu ganha nome de Ricardo Boechat: http://bit.ly/31OhJjk

O DIA, 11/2/2020. Ricardo Boechat dá nome à Casa da Inovação no Centro de Nova Iguaçu: http://bit.ly/2Hiq19U