Fazenda São Bernardino pertence à Nova Iguaçu
22/12/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
Patrimônio histórico de Nova Iguaçu, a Fazenda São Bernardino (fundada em 1875) agora pertence efetivamente à prefeitura. A decisão foi tomada pela 6ª Vara Civil de Nova Iguaçu, cujo registro de posse foi concedido ao município em 11 de outubro de 2017. A Secretaria de Infraestrutura, por meio da subsecretaria de Urbanismo, dará o primeiro passo no processo de revitalização do local com o cercamento dos quase 16 mil m² de área que cobrem toda fazenda, incluindo a parte da casa grande, senzala, engenho e terreiro.



“Agora a cidade vai ter autonomia para cuidar da Fazenda São Bernardino. É uma grande vitória do povo iguaçuano, porque a fazenda pertence à população. Um povo que não consegue preservar sua história, sua cultura, não consegue projetar o futuro da sociedade para as novas gerações. Essa vitória não é importante só para Nova Iguaçu. É para o Brasil”, comenta Rafael Alves, procurador-geral do município.



De acordo com a Subsecretaria de Urbanismo, o projeto de revitalização prevê a reconstrução de toda estrutura física da Fazenda São Bernardino, seguindo os conceitos arquitetônicos da época. A ideia é transformar o local em um espaço multiuso para atividades culturais e artísticas. O projeto foi encaminhado para avaliação e aprovação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).



A fazenda

Situada entre Vila de Cava e Tinguá, às margens da RJ-111, também chamada de Rodovia Federal, a Fazenda São Bernardino foi tombada pelo Patrimônio Histórico em 1951. Construída em estilo neoclássico, contava com cavalariças, garagem para carruagens, senzalas, habitações para escravos e engenhos de cana e mandioca. Pela fazenda passava a extinta Estrada de Ferro Rio DOuro, que tinha uma estação com o nome de São Bernardino. A fazenda produziu café, açúcar, aguardente, farinha de mandioca, além de extrair madeira e exportar carvão. Até ser destruída por um incêndio na década de 1980 e ficar abandonada.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral
Secretaria de Educação