Nova Iguaçu divulga calendário de matrículas na rede de ensino
24/11/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
A partir do dia 4/12 pais e responsáveis por estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Nova Iguaçu deverão ficar atentos ao calendário de matrículas na rede municipal de ensino. Este ano, pela primeira vez, todo processo de inscrição será online, ou seja, a pré-matrícula será feita através de um portal de matrículas - que entrará no ar somente no dia 4/12 -. Um link no site prefeitura (www.novaiguacu.rj.gov.br), também será disponibilizado no mesmo período.

A matrícula para o ano letivo de 2018 seguirá três fases, com datas de acordo com as séries (anos de escolaridade). É importante ressaltar que quem perder uma das fases não terá mais como matricular o estudante na rede municipal.

Ao todo estão sendo disponibilizadas cerca de 21 mil vagas, sendo 2.500 recém criadas com a municipalização de dois Cieps na região do Km 32: o CIEP 360 - Iara Simão e o CIEP 187 - Benedito Laranjeiras, que passam a ser administrados pelo município a partir do próximo ano. As aulas na rede começam dia 5 de fevereiro de 2018.

A rematrícula (renovação) para alunos que já estudam na rede (e que a unidade possui o ano de escolaridade seguinte) será automática e acontecerá entre os dias 28, 29 e 30/11.

Na primeira fase, de 4 a 6/12, as matrículas estarão abertas para alunos da Educação Infantil e Especial. Entre os dias 7, 8 e 9/12, o calendário será para estudantes do Ensino Fundamental I (1° ao 5° anos). Já para o Fundamental II (6° ao 9° anos) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a matrícula deverá ser feita entre os dias 11, 12 e 13 de dezembro. Quem deseja pedir transferência para a rede municipal, seja aluno da rede pública ou particular, também deverá seguir as mesmas datas pela internet.

Para efetivar a matrícula é preciso ter em mãos: nome completo do aluno, data de nascimento, CPF do pai ou responsável e endereço residencial. A opção de escolha da escola seguirá o critério do bairro mais próximo à residência do aluno ou o indicado pelo pai ou responsável no ato da matrícula online. É preciso imprimir o comprovante, que deverá ser apresentado na escola no momento da assinatura do contrato. Para os alunos que solicitaram a transferência, a efetivação também será presencial.
Para quem não tem acesso à internet, a Secretaria Municipal de Educação irá disponibilizar um polo central em cada região para matrícula presencial.

A segunda fase será a efetivação da matrícula, desta vez, presencial. Entre os dias 15 a 19 de janeiro de 2018, pais e responsáveis deverão procurar a unidade escolhida para apresentar a cópia dos documentos e assinar a matrícula.

A terceira fase acontece de 29/01 a 2/02 de 2018 para quem não conseguiu efetuar a matrícula na primeira chamada. Durante este período, o link para matrícula será reativado nos mesmos sites. Para pedidos de transferência, o responsável deverá entrar no link e solicitar a nova vaga na primeira ou na terceira fase.

“Nova Iguaçu está reestruturando a educação municipal. A área que cobre o trecho da Estrada de Madureira e Km 32, são as mais procuradas. Pensando nisto, municipalizamos duas unidades naquela que região, passando a ampliar a oferta na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além disto, a democracia vence na cidade e, depois de muitos anos, a eleição para diretores escolares foi feita por meio de um processo de consulta à comunidade e não mais por indicação política, como era feito anteriormente”, afirma a secretária de Educação, Rojane Jubram.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral