Educação de Nova Iguaçu realiza eleição para escolha de diretores
22/11/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
Cerca de 40 mil eleitores foram às urnas nesta quarta-feira (22), para decidirem quem serão os próximos diretores das escolas da rede municipal de Nova Iguaçu. Depois de quatro anos suspensos, o processo democrático de consulta à comunidade escolar foi retomado, concretizando o primeiro decreto publicado pelo prefeito Rogerio Lisboa, em janeiro deste ano. Antes, a escolha era feita por indicação política. A expectativa é de que 60 mil pessoas compareçam as urnas nesta quinta-feira (23), último dia de votação.

Aluna do 5° ano da escola municipal Leonel de Moura Brizola, em Austin, Alana dos Anjos, de 10 anos, achou importante participar e contribuir para decidir quem cuidará de sua escola.

“O diretor precisa nos representar e cuidar para que nossa escola funcione bem. Quando escolhemos quem vai cuidar da escola, temos como depois cobrar dele tudo que prometeu. Foi a primeira vez que participei de uma eleição e me senti muito importante em ajudar minha escola”, disse a estudante.

A votação é semelhante ao processo eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, em cédulas de papel e em urnas que simulam as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições do Brasil.

Ao todo, 140 escolas participam do processo consultivo. Os novos diretores serão eleitos pelo mandato de três anos. Podem votar alunos da rede municipal com idade acima de 10 anos, pais, responsáveis, professores e demais profissionais matriculados na rede municipal de ensino.

“A retomada do processo de escolha era um grande desejo da comunidade e representa um grande avanço na democracia municipal. Quando a comunidade escolhe seus representantes para gestão escolar de seus filhos, eles se aproximam mais da escola, interagem mais no convívio escolar de seus filhos, contribuindo com isto, para melhorias”, afirma a secretária de Educação, Rojane Dib.

A votação acontece das 07h às 17h e nas unidades com Educação de Jovens e Adultos (EJA), até às 19h30. O resultado será divulgado nesta sexta-feira (24), assim que todas as urnas foram apuradas.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral