Feira da Roça completa 11 anos e promove evento na Praça Rui Barbosa nesta quinta (09)
08/11/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
Em outubro, a tradicional Feira da Roça completou 11 anos. E para comemorar o aniversário de sua criação, a Associação Feira da Roça de Nova Iguaçu (AFERNI) e a prefeitura vão promover, nesta quinta-feira (09), das 08h às 17h, atividades especiais na Praça Rui Barbosa, no Centro, onde acontece semanalmente a feira na cidade.

Além da participação dos associados da própria Feira da Roça, estarão presentes no evento agricultores de outros municípios da Baixada Fluminense e artesãos convidados. Estão programadas ainda as apresentações do coral do Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI), do Teatro ‘A Vida no Campo’ e das Escolas do Campo; como também oficinas e atrações culturais.

A Feira da Roça de Nova Iguaçu é composta pelas famílias agricultoras que têm o direito de comercializar sua produção nas barracas instaladas na Praça Rui Barbosa, que são expostas duas vezes por semana (sempre as quartas e sextas-feiras). Segundo Elias Benício da Silva, coordenador da AFERNI, a associação possui atualmente 26 famílias cadastradas. “São agricultores de vários bairros de Nova Iguaçu, como Tinguá, Campo Alegre e Marapicu. Eles produzem aipim, banana, jaca e muito mais”, conta Elias.

Em seu sítio em Tinguá, Elias tem plantação de aipim, mas investe nos frutíferos. “Tenho jaca, cupuaçu, pupunha, castanha-sapucaia, entre outros”, comenta. O agricultor é um dos pioneiros da feira, que começou informalmente em 2002. Desde 2006, foi formalizada e, assim, criada a AFERNI. “Desde então, o nosso trabalho só vem crescendo, graças a Deus. Com a formalização, conseguimos legalizar a associação e trabalhar com autorização na Praça Rui Barbosa”, diz.

O evento de quinta-feira contará com o apoio de diversas instituições e entidades da Baixada, como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus Nova Iguaçu; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio); da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (ASPTA); da Diocese de Nova Iguaçu; e da Comissão Pastoral da Terra.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral