Prefeito assina compromisso com a resiliência aos desastres e inscreve Nova Iguaçu em campanha da ONU
30/10/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
Na última sexta-feira (27), o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa, assinou o ‘Certificado de Compromisso com a Resiliência aos Desastres’, que inscreve o município na campanha ‘Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando’, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Através do ato, Lisboa anuncia oficialmente o comprometimento da prefeitura na implementação dos ‘Dez Passos Essenciais para Construir Cidades Resilientes’.

“Entre esses passos, estão: estabelecer uma estrutura organizacional e identificar os processos necessários para compreender e agir para a redução da exposição, do impacto e da vulnerabilidade frente a desastres; e assegurar que todas as instituições relevantes para a resiliência da cidade tenham as capacidades necessárias para desempenhar as suas funções”, explica o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Jorge Ribeiro Lopes”.

A campanha global ‘Construindo Cidades Resilientes’ aborda questões de governabilidade local e risco urbano, a fim de ajudar os governos locais a reduzir riscos e aumentar a resiliência em áreas urbanas através da aplicação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030. O projeto oferece soluções e ferramentas que permitem que governos e atores locais identifiquem as lacunas na sua capacidade de resiliência e aumentam sua capacidade financeira, técnica e de conhecimento para o planejamento do desenvolvimento e capacidade de gestão de risco. Através da campanha, as cidades se tornam parte de uma ampla aliança de cidades resilientes em todo o mundo.

“Este momento marca mais um passo muito importante da nossa gestão. A equipe da Defesa Civil está de parabéns. Estamos nos estruturando para dar suporte à população nas situações de emergência, unindo forças com as instituições que estão aqui hoje. Além de estarmos nos comprometendo com essa campanha, estamos desenvolvendo o Plano de Emergência, o primeiro, pois Nova Iguaçu não tinha. Ele vai nos nortear numa situação de risco para que consigamos buscar soluções rápidas e eficazes”, comenta Rogerio Lisboa.

Com o Plano de Emergência, a Defesa Civil de Nova Iguaçu pode desenvolver ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução, todas com a participação das comunidades.

Participaram do ato solene o superintendente operacional da Secretaria de Estado de Defesa Civil, coronel Bruno Braga Martins; o comandante do 4º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), tenente coronel Daniel Freitas da Silva Junior; o presidente da Cruz Vermelha – Nova Iguaçu, Daniel Coelho Nascimento; entre outras autoridades.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral