Nova Iguaçu ganha primeiro mamógrafo público
23/10/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
Nova Iguaçu ganha primeiro mamógrafo público

A luta contra o câncer de mama ganha mais um reforço em Nova Iguaçu e a cidade passa a ter, a partir desta terça-feira (24), às 10h, o primeiro mamógrafo da rede pública de saúde, ampliando com isso, a oferta de exames gratuitos de mamografias, essenciais para detectar sinais iniciais do câncer na mama. O novo aparelho funcionará no Centro de Saúde Vasco Barcelos, no Centro, e atenderá os agendamentos feitos pela Central Municipal de Regulação. Atualmente o serviço é ofertado pela rede credenciada, conveniada ao SUS. Com os dois equipamentos, a capacidade do município será de realizar cerca de 1.500 mamografias/mês.

A chegada do mamógrafo faz parte de uma grande mobilização da Prefeitura pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o que mais mata mulheres no Brasil. Este ano Nova Iguaçu conseguiu zerar a fila de espera para mamografias em mulheres acima de 40 anos. Em 2016, eram cerca de 580 pessoas aguardando pelo exame.

“O mamógrafo público é um grande avanço para o município. Teremos a oportunidade de aumentar a oferta e não permitir que se formem mais filas. Este exame é fundamental para detectar alterações na glândula mamaria e com isso, diagnosticar nódulos. Quando o tratamento do câncer de mama é iniciado cedo, as chances de cura são de mais de 90%”, garante o secretário de Saúde, Hildoberto Carneiro, que é ginecologista e obstetra.

Durante todo mês de outubro, a campanha municipal “Câncer de mama: a gente precisa falar sobre isso” está promovendo diversas ações voltadas à informação, diagnóstico e tratamento da doença; em parceria com os grupos “Poderosas Amigas da Mama” e “Peito Aberto”, formados por mulheres da cidade que tiveram ou têm câncer de mama e fazem o tratamento e acompanhamento pela Secretaria Municipal de Saúde. Tendas instaladas na Praça Rui Barbosa, no Centro, estão com agendamento de exames de mamografia com marcação para até três dias.

No local, as mulheres podem ainda realizar testes rápido de Sífilis e Hepatite C, inscrições do CAD único e Bolsa Família, encaminhamento para isenção do RG, atendimento jurídico, carteira do idoso, orientações sobre como fazer o autoexame na mama, participar de oficinas de artesanato, atividades culturais, esportivas e recreativas, entre outras atividades. Além disto, equipes de cabelereiros também estão oferecendo cortes de cabelo gratuitos para quem for doar para confecção de perucas as mulheres que fazem quimioterapia. Foram instalados pontos de arrecadação de lenços e sutiãs com bojo para mulheres que fizeram mastectomia (retirada do seio).

O atendimento nas tendas acontece até o dia 27/10, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para agendar mamografia é preciso ter mais de 40 anos, levar identidade, comprovante de residência e cartão do SUS, caso tenha.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral