Nova Iguaçu se mobiliza para um mês de atividades do Outubro Rosa
29/09/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
A Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com o grupo Poderosas Amigas da Mama, formado por mulheres da cidade que tiveram ou têm câncer de mama, abraça a causa do Outubro Rosa e lança nesta segunda-feira (2), a campanha “Câncer de mama: a gente precisa falar sobre isso”. A abertura dos eventos na cidade será marcada por uma grande caminhada no calçadão de Nova Iguaçu. A concentração acontece a partir 16h30, na Praça Rui Barbosa, Centro. De lá, os participantes, vestidos de rosa, seguirão pelo calçadão distribuindo folhetos informativos sobre os cuidados e dicas de saúde.

Para chamar ainda mais atenção da população ao foco da campanha, voltado para prevenção através do autoexame, vinte pontos espalhados pela cidade serão iluminados com a cor rosa, símbolo da mobilização mundial. Além da prefeitura, a Via Light, a Casa de Cultura, o calçadão de Nova Iguaçu, Mirante do Cruzeiro, entre outros, também receberão iluminação especial.

Ao longo do mês, as ações serão diárias e acontecerão em tendas na Praça Rui Barbosa, no Centro, sempre das 9h às 17h. A prefeitura e instituições parceiras irão oferecer serviços como, solicitação e agendamento de mamografias, testes rápido de Sífilis e Hepatite C, inscrições do CAD único e Bolsa Família, encaminhamento para isenção do RG, atendimento jurídico, carteira do idoso, orientações sobre como fazer o autoexame na mama, corte de cabelos gratuitos, maquiagem, oficinas de artesanato, atividades culturais e recreativas, entre outras.

Equipes de cabeleireiros também vão oferecer cortes de cabelo gratuitos para quem for doar para confecção de perucas as mulheres que fazem quimioterapia. Haverá ainda pontos de arrecadação de lenços e sutiãs com bojo para mulheres que fizeram mastectomia (retirada do seio).

Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada três casos de câncer mamários detectados logo no início, possuem cerca de 80% de cura. Andrea Souza Vale, de 52 anos, está dentro desta estatística. Há dois anos ela descobriu que tinha câncer de mama através de uma consulta de rotina. Após fazer a mamografia, veio a confirmação do diagnóstico.

“Faltavam dois dias para completar 50 anos. Quando recebi a notícia, a sensação era de que o chão abriu. Hoje consigo falar sobre o assunto e entender que sou uma vitoriosa. A prevenção e o diagnóstico precoce foram fundamentais para que hoje eu pudesse dizer: eu venci o câncer. O câncer de mama não é uma sentença de morte. Criar políticas públicas e campanhas como estas são essenciais para que mais mulheres tenham a mesma chance que eu tive”, afirmou Andrea, que hoje faz parte do grupo Poderosas Amigas da Mama e ajuda outras mulheres que passaram pelo mesmo problema.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral