Nova Iguaçu lança projeto piloto do programa Educação Básica para Jovens e Adultos Diurno
04/09/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
A Prefeitura de Nova Iguaçu lançou, nesta segunda-feira (04), no Ciep Municipalizado 373 – Brigadeiro Teixeira, no bairro Km 32, o projeto piloto do programa Educação Básica para Jovens e Adultos Diurno, conhecido como DIEJA. Pela primeira vez no município, as aulas serão ministradas no período da tarde para facilitar o acesso de estudantes, entre eles pais que abandonaram os estudos por algum motivo e que deixam seus filhos na escola no mesmo horário. Neste primeiro momento, a Secretaria de Educação (SEMED) inscreveu 100 alunos que estão divididos em quatro turmas. As aulas começam nesta terça-feira (05).

“O DIEJA é o EJA tradicional – que busca a elevação da escolaridade básica nos níveis de ensino fundamental, para jovens a partir dos 15 anos; e de ensino médio, para adultos a partir dos 18 anos, englobando tanto o ensino fundamental (1ª a 9ª fase) quanto o ensino médio (1ª a 3ª fase) – só que com aulas de dia e não à noite, como o de costume. É para atender quem não tem condições de frequentar a unidade escolar à noite”, explica a secretária de Educação, Rojane Dib. “Além disso, o aluno poderá concluir a escolaridade em seis meses o que faria em um ano no EJA”, completa.

A manicure Aline de Jesus, de 30 anos, viu no DIEJA uma grande oportunidade para voltar a estudar. Ela parou no 8º ano, em 2006, após o nascimento da primeira filha. “Depois que ela nasceu, eu tentei voltar para a escola umas três vezes e não consegui. Não só por ela, mas pela rotina de trabalho também. À noite, para mim, não dá por vários motivos, além do medo de ficar andando por aí. Durante o dia eu tenho mais facilidade para deixar a minha filha com alguém; sem falar que eu moro ao lado da escola. Veio como uma bênção essa novidade na minha vida”, conta Aline.

“O nosso objetivo é agilizar a correção da distorção na série/idade, além de dar oportunidade para aprimorarem a escrita e a leitura. Ainda há vagas e os interessados devem procurar a escola. Temos certeza que esse projeto vai ser um sucesso. Vamos acompanhar tudo para implementá-lo nas outras unidades”, conclui Michele França Santos, gerente de horário integral e EJA, da SEMED. As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral