Prefeitura realiza atividades de conscientização pelo Dia do Meio Ambiente
05/06/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
No dia do Meio Ambiente, como forma de conscientizar as crianças sobre o cuidado com a natureza, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR) em parceria com a Secretaria de Educação (SEMED) realizou, nesta manhã (05), o plantio de mudas de Pau-Brasil em todas as escolas do município simultaneamente pelos próprios alunos.

De acordo com o secretário da SEMADETUR, Fernando Cid, esse tipo de programação ajuda a formar jovens e crianças com uma consciência ecológica e sustentável. “Aqui mesmo em Nova Iguaçu, onde temos 67% do nosso território localizado em reservas ambientais, se não ensinarmos agora que precisamos cuidar e respeitar a natureza tudo irá se acabar”, explica ele.

A secretária de Educação Rojane Dib acompanhou a programação junto ao secretário Fernando Cid na Escola Municipal Engenho Pequeno. “Essa atividade gera nas crianças um sentimento de pertencimento pelo meio ambiente, que acaba formando um cuidado natural. Passar valores como esse são deveres da escola e é uma das nossas preocupações no trabalho de formação de cidadãos”, diz Rojane.
Na mesma manhã, a secretaria de Educação realizou atividades no Paço Municipal, no Centro, com a participação das secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; da Superintendência de Vigilância Ambiental em Saúde; e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).

O Paço foi tomado por alunos de onze escolas da rede que participaram do evento com apresentações de dança, de teatro e de um musical com flauta. O coral da banda A voz do Caulino, da Escola Municipal Marcio Caulino, também marcou presença. As apresentações encantaram a aposentada Maria de Fátima Santos, 67 anos. “Que evento maravilhoso! Como essas crianças estão engajadas! Graças a Deus, sabia? Porque elas são o futuro da nossa cidade, do nosso país. Elas que farão a diferença e vão lutar para que as novas gerações possam viver num mundo melhor. Estou realmente emocionada e otimista”, desabafa Maria de Fátima, que é moradora do bairro Cabuçu.

Os alunos distribuíram ainda mudas de Onze Horas em garrafas pet, realizaram exposições de trabalhos sobre coleta seletiva, ofereceram degustação de doces e frutas produzidas na comunidade local, entre outros.

A Superintendência de Vigilância Ambiental fez uma demonstração de como trabalham o carro fumacê e os agentes de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue. Além disso, realizou exposições sobre o programa de controle de roedores, falou sobre desastres naturais, animais peçonhentos, entre outros. Já a FENIG expôs sua tradicional feirinha de artesanato.

‘Caminhada na Natureza’ no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu marcou o domingo

Neste domingo (05), a Prefeitura realizou “Caminhada na Natureza” pelas trilhas do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. Cerca de 200 pessoas, vindas de diversos lugares do estado, participaram e puderam contemplar um pouco da beleza dos 1.100 hectares de Mata Atlântica preservada, em aproximadamente 10km de caminhada.

A escolha da atividade foi dada para além de promover esse potencial turístico, incentivar também a prática esportiva entre todas as idades de uma forma democrática, substituindo a competição por experiências prazerosas. “Estou maravilhada com o lugar e com a organização do evento. Moro há mais de 50 anos na região, faço minha caminhada diariamente, mas mesmo conhecendo um trecho, essa é a primeira vez que completo a trilha e a motivação do grupo foi essencial”, conta a aposentada Judite Mendonça, de 64 anos.

O parque que é composto de 11 lagos naturais, cachoeira com queda d’água de 52 metros, trilhas ecológicas, ruínas do casarão construído no século XIX, antigo quilombo usado hoje para práticas de rapel e escalada, rampa de voo livre e a cratera do vulcão de Nova Iguaçu, fica aberto ao público de terça-feira à domingo, de 8h às 16h, e ainda oferece agendamento para visitas guiadas em grupo de forma gratuitas pelo e-mail: parquemunicipal@gmail.com.

Ainda na programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura realiza nesta terça-feira (05) um seminário com o tema Parque Nacional de Tinguá - Uma Visão de Futuro para Baixada Fluminense. O debate acontecerá às 9h30, na Universidade Federal Rural de Nova Iguaçu e abordará a proposta de transformar a Reserva Biológica de Tinguá em um parque de nível nacional.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos