Nova Iguaçu inicia entrega de licença temporária para camelôs cadastrados
01/06/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
Há 28 anos vendendo doces e biscoitos em uma barraquinha improvisada no ponto de ônibus próximo ao paço municipal, no Centro, Janaína da Conceição dos Santos, de 38 anos, mal podia acreditar que depois de tanto tempo, teria seu sonho realizado. A tão esperada licença temporária para o uso do solo público agora é uma realidade. Ela foi a primeira comerciante informal do município a receber a licença, entregue na manhã desta quarta-feira (1°) pelo prefeito da cidade, Rogerio Lisboa, pelo subsecretário de Controle Urbano, Márcio Marques da Silva e pelo presidente da Câmara de Nova Iguaçu, Rogério Teixeira Júnior (Juninho do Pneu).

“Não tenho palavras para expressar o sentimento de alívio por saber que vou trabalhar sem medo. Comecei aqui aos 10 anos com minha mãe e hoje sustento ela e minha família vendendo estes doces e tenho orgulho disto. Agora mais ainda, pois estou legalizada”, disse emocionada a camelô.

Assim como Janaína, outros 650 camelôs que foram cadastrados pela prefeitura no início do ano devem receber a licença, distribuída de acordo com a capacidade das áreas demarcadas. A entrega acontecerá por etapas. Na primeira, serão concedidas 100 licenças temporárias para trabalhadores que já atuam durante o dia nas ruas do centro.

“Antigamente era uma confusão nas ruas de Nova Iguaçu. Estes vendedores informais terão agora um trabalho digno de forma legalizada. Eles são trabalhadores e devem ser valorizados e respeitados. Estamos devolvendo a organização para cidade buscando beneficiar as três vertentes do comércio: os camelôs, os lojistas e principalmente, os pedestres”, afirmou o prefeito.

Com as novas regras de ocupação do solo público, os camelôs de Nova Iguaçu trabalharão em barracas padronizadas crachás de identificação. A concessão foi dada seguindo alguns critérios estabelecidos, como maior tempo de atuação no comércio informal do município, ser morador de Nova Iguaçu, entre outros. A prefeitura já demarcou 14 pontos nas ruas e travessas do Centro. A ideia é levar o projeto para outras localidades do Centro e demais bairros.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos