Defesa Civil de Nova Iguaçu anuncia ações para 2017
20/04/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
A Defesa Civil de Nova Iguaçu apresentou na última quarta-feira (19), no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, o ciclo de atividades para cursos de capacitação e ações do órgão programadas para 2017 e anunciou ainda que a partir de maio, as equipes do Departamento de Recursos Minerais (DRM/RJ), junto da Defesa Civil, vão atuar na identificação e mapeamento das áreas em risco de deslizamentos no município, o que não foi feito na gestão passada.

Entre as principais metas apresentadas está à realização de cursos e seminários pelo Centro de Treinamento para Emergências e Desastres (CETRED), a implementação do Sistema De Alerta Comunitário para Chuvas Intensas (AC2I), Formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), Confecção do Plano Municipal para Redução de Riscos (PMRR), entre outras estratégicas. A ideia é mobilizar diversos setores da sociedade civil, do poder público e privado para que conheçam e participem das ações de desenvolvimento como estratégia de treinamento para redução do risco de desastres. Teve ainda uma exposição com materiais utilizados pelo Corpo de Bombeiro nas ações de combate e distribuição de material informativo sobre prevenção a desastres.

O primeiro programa de capacitação e treinamento em Defesa Civil acontece na próxima terça-feira (25) e será abordado o tema “Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”. Até o final do ano, serão realizados 17 cursos. O último será no dia 28/11, e vai falar sobre o Sistema de Alerta Comunitário para Chuvas Intensas (AC2I). Os interessados podem ver a programação completa e também realizar a inscrição (sempre uma semana antes), no site www.sistematica.info/redesvac/rj/ni .

“O verão é o período do ano mais propício aos desastres relacionados com chuvas intensas. Fora desse período, onde os fenômenos meteorológicos são menos intensos, é o momento dedicado à Gestão do Risco de Desastres ou Gestão do Conhecimento. É nesse período que são realizados todos os programas e projetos de preparação de agentes públicos, voluntários e de comunidades vulneráveis para situações de emergência ou mobilizações preventivas, além de ações que promovam o desenvolvimento de uma cultura comunitária de percepção das ameaças sob as quais estão expostas. Contamos também com a parceria do INEA, que nos auxilia no mapeamento dos Rios. Já estamos atuando nas margens do Rio Botas, em Comendador Soares, através do Sistema de Alerta Comunitário para Chuvas Intensas (Sistema AC2I)”, disse o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Nova Iguaçu, Jorge Ribeiro Lopes

Com o objetivo de promover a interação entre o órgão e as comunidades, visando à prevenção e também minimizar riscos e desastres em áreas de maior vulnerabilidade no município criou a Rede de Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade (SVAC), que conta até o momento, com 251 voluntários cadastrados. Eles devem participar dos cursos, seminários e treinamentos. No dia 07 de maio, às 10h, em Comendador Soares será realizado o Primeiro Exercício Simulado em Comunidade Vulnerável da cidade.

A Defesa Civil no município de Nova Iguaçu conta ainda com a parceria da Cruz Vermelha e do processo APELL nas ações de preparação das comunidades para situação adversas e desastres, assim como, na capacitação e treinamento de voluntários visando à redução do risco de desastres e o desenvolvimento das resiliências na cidade.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Controle Geral
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos
Secretaria de Assistência Social