Prefeitura promove ação educativa no Centro em prol do Meio Ambiente
07/04/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
Ordenar a coleta e o destino do lixo, reduzir a exposição dos resíduos produzidos pelos estabelecimentos em via pública e fomentar a limpeza urbana de Nova Iguaçu são os principais objetivos de uma ação integrada entre a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (com o apoio da Vigilância Ambiental) e a Empresa de Limpeza Urbana (EMLURB), que teve início nesta sexta-feira (07), no Centro.


A prefeitura quer reorganizar, junto aos comerciantes – donos de bares, lanchonetes e restaurantes – o processo do descarte de lixo (orgânico e reciclável), com base na Lei Municipal 3041 de 10 de dezembro de 1999. “Em Nova Iguaçu, as pessoas têm a cultura de despejar o lixo nas calçadas, de qualquer jeito, sem nenhuma preocupação. Isso precisa acabar. Primeiro estamos fazendo um trabalho educativo”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fernando Cid.


“É preciso entender que ao descartar o lixo na rua, de qualquer maneira, faz com que ele se decomponha provocando o aparecimento do chorume, o suco do lixo, um líquido escuro, tóxico, que pode contaminar as águas subterrâneas. Isso causa um transtorno muito grande, não só para a prefeitura como também para o cidadão”, ressalta Helio Vanderlei, subsecretário de Meio Ambiente.


Conforme a lei municipal, todo estabelecimento precisa fazer a coleta seletiva. Lixo orgânico em um coletor de lixo (container laranja, com tampa, de 120 litros) e o reciclável em outro. “A EMLURB só recolhe o orgânico e o material reciclável deve ser descartado de outra maneira. Quem tiver dúvidas, é só ligar para a secretaria (3779-183 / 3779-1061. Ramal 150). Estamos indicando cooperativas para fazer esse serviço”, conta Fernando Cid.


“Trafegar nas calçadas é um verdadeiro teste de paciência. Em todos os cantos, a gente disputa com o lixo, não só o produzido pelos comerciantes, como também pela população, que tem que se conscientizar também. O trabalho de conscientização é sempre muito bem-vindo. Espero que dê certo e que vejamos uma cidade mais limpa em breve”, diz a professora Maria Cecília Neves, 50 anos.


É importante respeitar os horários estabelecidos pela EMLURB para colocar os coletores de lixo nas calçadas: sempre uma hora antes do horário fixado para a coleta na região. Depois, o comerciante tem o prazo de uma hora, após o serviço de coleta, para providenciar o recolhimento do coletor. Ele não pode ficar na calçada o dia todo. Na localidade, a coleta feita pela Empresa de Limpeza Urbana segue, atualmente, os seguintes horários: 08h30 (segunda, quarta e sexta), 07h30 (terça, quinta e sábado) e 23h (diariamente).


A operação percorreu as ruas Mário Guimarães, Dr. Thibau, Paulo Fróes Machado, Azzis Rachid e vias do entorno. A região é considerada um dos polos gastronômicos mais famosos da cidade. A ação pretende retornar à localidade daqui a duas semanas para conferir se os estabelecimentos se adequaram e seguir para outras regiões.

 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Controle Geral
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos
Secretaria de Assistência Social