Prefeitura revitaliza Praça Santos Dumont levando cultura para população iguaçuana
13/03/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
Quem passou pela praça Santos Dumont, no Centro de Nova Iguaçu, no último sábado (11), pôde conferir que o local está de cara nova. Apostando na ocupação dos espaços públicos como política de minimização da violência (como fez as cidades de Medellín, na Colômbia, e Ciudad Juárez, no México, onde os índices de homicídios caíram cerca de 90% nos últimos 15 anos, graças a projetos voltados para a cultura), a prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, lançou o projeto Praça Viva.

Para o prefeito Rogerio Lisboa, que frequentava a praça na infância, poder recuperar o espaço e ver as pessoas convivendo nele novamente é motivo de felicidade e satisfação. "Eu vinha aqui quando criança. Lembro que tinha um avião, era uma atração. Mas a praça se deteriorou e acabou. E, hoje, agradeço a todas as secretarias que apoiam o projeto Praça Viva e estão ajudando a recuperar o espaço. Afinal, a praça é um local de convivência e essa praça, em especial, é um marco da cidade de Nova Iguaçu", diz Lisboa.

No sábado, a Praça Santos Dumont, que recebeu vários serviços de revitalização, como retirada de esgoto, limpeza, jardinagem, pintura e iluminação, foi palco de diversas atividades. Teve música, teatro, dança, contação de histórias, grafite, mágica, poesia, plantio de mudas e até parkour, performance em que os seus praticantes ultrapassam obstáculos em qualquer ambiente. E os iguaçuanos aprovaram a novidade. "Estava trabalhando aqui perto e passei para ver o que estava acontecendo, até porque eu adoro uma festa. Fico feliz em ver que não estamos esquecidos, que há uma preocupação em oferecer o melhor para nós. Tô gostando do evento e tem diversão para toda a família aqui", afirma a diarista Tania Aparecida da Silva, de 49 anos.

E não para por aí. Os moradores podem se preparar, pois, semanalmente, a praça ganhará uma programação especial. Segundo a coordenadora do projeto Praça Viva e diretora de ações e atividades culturais da secretaria de Cultura, Janaína Tavares, agora a praça vai ter vida. "Muitas atividades acontecerão aqui e será novamente um ponto de encontro, de afetividade. Vamos trazer a geração dos shoppings para a praça", conta Janaína. "Estamos apostando na ocupação das praças públicas como a construção de um novo imaginário de cidade, estabelecido a partir da convivência e amor", completa a coordenadora.

O secretário de Cultura Juarez Barroso pretende estender o projeto, levando as atividades a todas as praças do município. “O desafio é dar mais vida às praças e pertencimento aos moradores do bairro.” explica Barroso, que acredita ser possível minimizar a violência através da cultura.


Praça ganha novas mudas de plantas e horta comunitária

A primeira edição do projeto Praça Viva também foi marcada pelo plantio de 15 mudas na praça Santos Dumont, pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, com o apoio dos próprios moradores. A criançada presente também participou e pôde entender a importância de cuidar do espaço.

A praça também ganhou uma horta comunitária. A iniciativa foi da iguaçuana Taís Lara Souza, de 25 anos. Ela, que trabalha com terapia para mulheres em vulnerabilidade social e medicina tradicional, quis presentear o espaço com a horta. "Hoje é meu aniversário e eu quis comemorar aqui porque a praça é o quintal da nossa casa, e essa horta é o meu presente para ela", conta Taís
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral