Nova Iguaçu intensifica combate ao Aedes aegypti
15/02/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
Intensificando as ações de enfrentamento contra o mosquito Aedes aegypti - transmissor do vírus da Dengue, Zika, Chicungunya e Febre amarela, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (15), no auditório da Unig, o primeiro curso de capacitação para o combate e manejo clínico das arboviroses voltado para profissionais de saúde da rede municipal. Em 2016, Nova Iguaçu teve 343 casos confirmados de dengue, Zika e Chicungunya. Este ano, 17 já foram confirmados, todos de dengue. A meta é reduzir estes índices em 2017.
Para o secretário municipal de Saúde, Hildoberto Carneiro, o reconhecimento do vírus feito pelos profissionais de saúde através dos sintomas e a notificação imediata da unidade que recebe o paciente é fundamental para o monitoramento e a criação de ações de enfrentamento para diminuir os casos. “Combater o mosquito é uma responsabilidade de todos, desde a sociedade, na prevenção, evitando possíveis criadouros em suas residências, quanto do poder público, colocando em prática ações e políticas públicas efetivas de combate e fiscalização. Nova Iguaçu iniciou uma guerra contra o mosquito e vamos vencer essa guerra”, afirma.
Cerca de 250 pessoas, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, agentes de saúde e diretores das unidades de saúde do município participaram do ciclo de palestras, que contou com a participação de representantes da Fiocruz, Secretaria Estadual de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e da Rede de Atenção Especializada de Nova Iguaçu. Estiveram também presentes ao evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Cid, o subsecretário de Saúde de Nova Iguaçu, Antônio Carlos Júnior, Manoel Barreto, subsecretário municipal de Atenção Básica, o diretor médico do Hospital Geral de Nova Iguaçu, Lino Sieiro, entre outros.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral