Nova Iguaçu recebe o 10º Encontro da Rede Fórum Cultural da Baixada Fluminense
13/02/2017 - Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA / Foto: Divulgação
O Teatro Sylvio Monteiro foi palco, nesse sábado (11/02), do 10º Encontro da Rede Fórum Cultural da Baixada Fluminense. O evento contou com a presença do secretário de cultura de Nova Iguaçu, Juarez Barroso, que ofereceu apoio à classe artística da região e se comprometeu em recuperar os equipamentos públicos da cidade com o objetivo de produzir e disseminar práticas culturais nesses locais.

“As cidades da Baixada tem características próprias, porém, todas tem o estado igualmente ausente na cultura. E nem por isso ela deixa de existir, mas queremos estimular essa cultura existente, fazê-la transitar pelos territórios. Temos que pensar em políticas que integrem a cultura da região e criar um polo forte como a capital do Rio de Janeiro”, afirma o secretário. “Quero ocupar as praças públicas. Elas são do povo e o povo vai ajudar a cuidar. O segredo está na convivência!”, acrescenta.

Além de ocupar os espaços públicos, o secretário também pretende reativar os equipamentos culturais fechados e criar novos. “Há muito trabalho pela frente e vamos precisar de muita crença e, principalmente, de amor, pois o amor é o que torna tudo possível. Sem ele, nada acontece”, pondera Juarez.

Para a presidente do Fórum, Claudina Oliveira, o encontro, que é uma forma de promover o intercâmbio entre os agentes culturais da Baixada, trocar saberes e ideias, foi um sucesso. “Foi simplesmente magnífico! Tivemos pouco tempo para pensá-lo e mesmo assim recebemos pessoas de toda a parte. A Expectativa era de 40 pessoas e vieram mais”, diz a presidente, que encantada com a interação entre os presentes, acrescenta: “Olha ao redor, alcançamos nosso objetivo principal que é o de promover novas relações. Que venham outros!”, finaliza.

Participaram do evento, agentes culturais de Nova Iguaçu, Itaguaí, Japeri, Guapimirim, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Duque de Caxias.
 
 




   
  NOVA IGUAÇU

História

Como Chegar

Hino


Prefeito

Secretaria

Telefones Úteis
  ÓRGÃOS MUNICIPAIS

PGM - Procuradoria Geral do Município
CODENI - Compania de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
FENIG - Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu
EMLURB - Empresa de Limpeza Urbana
PREVINI - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
  SECRETARIAS

Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão
Secretaria de Cultura
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Secretaria de Economia e Finanças
Secretaria de Educação
Secretaria de Esporte e Lazer
Secretaria de Infraestrutura
Secretaria de Saúde
Secretaria de Trabalho e Renda
Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana
Procuradoria Geral do Município
Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu
Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu
Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Controle Geral